quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai construir Espaço dos Autistas




Com 250 metros quadrados de área construída, prédio terá como endereço o Parque Municipal Nosso Recanto (rua Lourenço Paganucci, 133, Jardim Pérola); obras devem ter início num prazo de 40 dias, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2015

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos dará início, num prazo de 40 dias, às obras de construção do Espaço dos Autistas. O projeto será viabilizado pelo governo do prefeito Acir Filló em parceria com a iniciativa privada. A previsão é que o prédio, que terá 250 metros quadrados de área construída, tenha como endereço o Parque Municipal Nosso Recanto (rua Lourenço Paganucci, 133, Jardim Pérola). A entrega deve ocorrer no primeiro semestre de 2015.

Diferentemente de uma escola, que oferece um professor para cada aluno especial, como é exigido por lei, o Espaço dos Autistas terá formatação lúdica, com a proposta de proporcionar ao público-alvo ambiente para integração e socialização, com direito a apoio técnico de monitores. Os serviços serão prestados sem ônus à população.

De acordo com o secretário de Governo de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva, a ideia de se investir no Espaço dos Autistas surgiu da necessidade existente no município nesta seara. O gestor explica que há um significativo grupo de jovens e de crianças da cidade que, apesar de precisarem de atenção direcionada, não frequentavam a Associação de Pais e de Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Escola Municipal de Educação Especial (Emee) “Monteiro Lobato” – alguns por conta da idade, outros por deficiência em vagas:

“Muitos jovens que já atingiram a maioridade e que não estão matriculados nestas entidades precisam de um espaço único, voltado para a realização de suas atividades. Eles não podem ficar desamparados pelo poder público. As mães dos autistas são as que mais sofrem com esse problema, pois algumas já têm certa idade, ou são enfermas e, por isso, não têm condições de cuidar dos seus filhos. Diante desta deficiência, decidimos criar este núcleo, para que esses especiais possam permanecer integralmente e desenvolver suas atividades. O Espaço dos Autistas será construído num lugar arborizado e bonito, no Parque Nosso Recanto”, acrescenta.

O objetivo, conforme ressalta Silva, é proporcionar um padrão de vida melhor aos autistas ferrazenses. As obras devem ter início num prazo de 40 dias e ser finalizadas no primeiro semestre do ano que vem. Ainda serão definidos horários de atendimento, atividades previstas e a capacidade de acolhimento.

Para Filló, o Espaço dos Autistas vem ao encontro da política inclusiva de sua gestão:

“Não à toa, nosso slogan é ‘Cidade Desenvolvida é Cidade Humanizada’ e, humanizar a cidade é proporcionar oportunidades à população, inclusive para aqueles que necessitam de atenção especial. Com este novo equipamento, que começará a ser construído no Nosso Recanto, vamos atender o máximo de autistas possível. Caso for necessário, ampliaremos o espaço, para atender toda a demanda reprimida. O que não podemos admitir é o desamparo para com os autistas ferrazenses e deixá-los sem assistência e atenção”, finaliza o político. 


Fonte : Carla Fiamini
            Secretária Municipal de Comunicação
            Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos



Nenhum comentário:

Postar um comentário