Incentivo a Leitura
A pesquisa para a criação desse jornal
direcionado para leitura infantil, nasceu de uma longa experiência na área da
Educação como educadora,vivenciando a leitura no cotidiano escolar.
Assim se despertou a necessidade de um
trabalho de incentivo a leitura, como grande ferramenta de transformação da
criança num ser mais aberto para sua reflexão, tornando-se um adulto crítico
tão importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Desta forma,
pode-se tornar prazerosa a vivência da leitura dentro do universo infantil.
A ausência do incentivo à leitura, tanto
em casa, como na escola, não permite que as crianças desenvolvam a sua
capacidade de imaginação e criatividade. Com esta prática amplia-se o
conhecimento, a sua busca pelas informações e, consequentemente outras
competências que se desenvolvem de forma natural, como o senso crítico para
questionar, entender e fazer entender a sua realidade e realidade do mundo em
que ele está inserido e, desta forma, formando-se uma criança sempre ativa e
crítica.
A criança que lê e interpreta, torna-se
um cidadão crítico, sabe argumentar em diferentes situações do cotidiano,
torna-se culto, por isso a leitura deve ser um ato prazeroso para que possa
realmente contribuir no desenvolvimento dos indivíduos para exercer plenamente
sua cidadania.
Uma criança, por exemplo, que vê bons
filmes, desenhos animados, lê livros, participando de atividades variadas, que
canta, dramatiza, enfim, que utiliza várias linguagens, amplia seus horizontes,
a sua visão do mundo. Quanto mais experiências ela tem, mais ela amplia sua
leitura de mundo. Uma boa leitura de mundo abre um espaço enorme para que a
leitura da palavra seja um processo natural, isso se for dada à criança
oportunidade de ensaiar diálogo num procedimento interativo, onde ela poderá
ampliar e transformar suas ideias, sendo também capaz de compreender a
realidade.
A criança que lê e interpreta, torna-se
um cidadão crítico, sabe argumentar em diferentes situações do cotidiano, torna-se
culto, por isso a leitura deve ser um ato prazeroso para que possa realmente
contribuir no desenvolvimento dos indivíduos para exercer plenamente sua
cidadania. O hábito da leitura cria e fortalece o estreito relacionamento entre
o ensino e a aprendizagem. O que proporciona um melhor desempenho das crianças
no futuro, sendo: melhores leitores, competentes, críticos e mais confiantes.
O “Jornal
Visão Júnior” é destinado exclusivamente para crianças, um jornal que os
levará ao mundo do conhecimento como a cultura, lazer, criatividade, curiosidades,
jogos diversos, entre muitas outras descobertas. Meu objetivo é levar às
crianças o prazer de uma leitura saudável e significativa, onde “lendo e
brincando, se aprende”.
Um dos temas que será abordado em todas
as edições publicadas será sobre o “Preconceito” para que possam crescer com a aceitação, e
saibam interagir e se socializar com um mundo onde poucos conhecem e aceitam as
diferenças.
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