segunda-feira, 21 de abril de 2014

Insentivo a Leitura

                                          Incentivo a Leitura

A pesquisa para a criação desse jornal direcionado para leitura infantil, nasceu de uma longa experiência na área da Educação como educadora,vivenciando a leitura no cotidiano escolar.
Assim se despertou a necessidade de um trabalho de incentivo a leitura, como grande ferramenta de transformação da criança num ser mais aberto para sua reflexão, tornando-se um adulto crítico tão importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Desta forma, pode-se tornar prazerosa a vivência da leitura dentro do universo infantil.
A ausência do incentivo à leitura, tanto em casa, como na escola, não permite que as crianças desenvolvam a sua capacidade de imaginação e criatividade. Com esta prática amplia-se o conhecimento, a sua busca pelas informações e, consequentemente outras competências que se desenvolvem de forma natural, como o senso crítico para questionar, entender e fazer entender a sua realidade e realidade do mundo em que ele está inserido e, desta forma, formando-se uma criança sempre ativa e crítica.
A criança que lê e interpreta, torna-se um cidadão crítico, sabe argumentar em diferentes situações do cotidiano, torna-se culto, por isso a leitura deve ser um ato prazeroso para que possa realmente contribuir no desenvolvimento dos indivíduos para exercer plenamente sua cidadania.
Uma criança, por exemplo, que vê bons filmes, desenhos animados, lê livros, participando de atividades variadas, que canta, dramatiza, enfim, que utiliza várias linguagens, amplia seus horizontes, a sua visão do mundo. Quanto mais experiências ela tem, mais ela amplia sua leitura de mundo. Uma boa leitura de mundo abre um espaço enorme para que a leitura da palavra seja um processo natural, isso se for dada à criança oportunidade de ensaiar diálogo num procedimento interativo, onde ela poderá ampliar e transformar suas ideias, sendo também capaz de compreender a realidade.
A criança que lê e interpreta, torna-se um cidadão crítico, sabe argumentar em diferentes situações do cotidiano, torna-se culto, por isso a leitura deve ser um ato prazeroso para que possa realmente contribuir no desenvolvimento dos indivíduos para exercer plenamente sua cidadania. O hábito da leitura cria e fortalece o estreito relacionamento entre o ensino e a aprendizagem. O que proporciona um melhor desempenho das crianças no futuro, sendo: melhores leitores, competentes, críticos e mais confiantes.
O “Jornal Visão Júnior” é destinado exclusivamente para crianças, um jornal que os levará ao mundo do conhecimento como a cultura, lazer, criatividade, curiosidades, jogos diversos, entre muitas outras descobertas. Meu objetivo é levar às crianças o prazer de uma leitura saudável e significativa, onde “lendo e brincando, se aprende”.
Um dos temas que será abordado em todas as edições publicadas será sobre o “Preconceito”  para que possam crescer com a aceitação, e saibam interagir e se socializar com um mundo onde poucos conhecem e aceitam as diferenças.


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