sexta-feira, 25 de abril de 2014

" Um Mestre do Simbolismo Brasileiro" Veja a matéria completa na 2º edição do Jornal Visão Junior! a partir do dia 26 de Abril

                                        Os negros na literatura brasileira
O que você pensaria se dissessem a você que alguns dos maiores escritores da Literatura Brasileira eram negros? É muito comum notar que o preconceito faz com que as pessoas não reconheçam a importância dos afro descendentes.
O preconceito racial no Brasil foi e é tão grande que muitas vezes as pessoas não falam que alguns dos escritores brasileiros que mais se destacaram eram negros . Algumas dificuldades foram traços comuns em suas trajetórias, desde a infância pobre, a dificuldade para conseguir estudar e muito preconceito ao longo do caminho. Depois de formado, Cruz e Sousa chegou a dirigir um jornal abolicionista, mas o preconceito impediu que ele continuasse nessa função. Nomeado promotor na cidade de Laguna, também foi impedido de assumir o cargo pelo fato de ser negro. Mesmo não tendo sido reconhecido em vida, Cruz e Sousa  é considerado até hoje um dos grandes poetas brasileiros do século XIX e o maior poeta do Simbolismo no Brasil.

“Simbolismo é uma tendência literária da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época. “


                                                                                       João da Cruz e Souza

" Não lhe bastou ser poeta, foi um jornalista engajado com as lutas do seu tempo!
Paulo Leminski













Nenhum comentário:

Postar um comentário